Você sabe o que é contratipo? Entenda e apaixone-se

Contratipo não é dos termos mais comuns do cotidiano. E até por isso pode causar alguma estranheza à primeira vista. Mas você sabe exatamente o que essa palavra nomeia? Contratipos são perfumes que lembram em tudo as fragrâncias clássicas de grandes grifes, mas com a vantagem de terem um preço bem mais acessível.  Pois é, as embalagens podem não parecer as mesmas, mas o aroma é igualzinho.

De acordo com Márcia Sant’ana, professora do curso “A cultura do perfume”, da Faculdade Santa Marcelina, os contratipos são uma espécie de adaptação dessas fragrâncias renomadas. E para isso é usado um processo chamado de cromatografia. “Um aparelho fornece os picos de cada ingrediente na composição daquele perfume”, explica.

Com essa “medição”, as diferenças entre os perfumes são imperceptíveis, e ocorrem num geral no uso de matérias-primas. “Muitas dessas matérias-primas são cativas de cada casa de fragrância, ou seja, é uma especialidade ou molécula que muitas vezes só aquela casa que desenvolveu possui e isso dificulta a cópia”, justifica Márcia.

Na prática, porém, graças à cromatografia o uso de matérias-primas às vezes diferentes nem sequer é notado, já que a busca por um pico de cada ingrediente da composição pode ser compensada com outras essências semelhantes.

Para ver que as fragrâncias do contratipo e do perfume inspirador são as mesmas, basta testar. Veja a seguir alguns exemplos de contratipos que são verdadeiros sucessos na Fator 5, e agora aparecem também na versão Pocket, para serem usados a qualquer hora e lugar.

fantasy
Fantasy Pocket

Pocket 26 – inspirado em Fantasy

O perfume elaborado sob a assinatura da cantora Britney Spears tem um mix de notas frutais, musk e vanila, que costuma fazer sucesso entre as mulheres, transmitindo jovialidade e um certo tom de sedução que pode ajudar na hora da paquera.

dolce

Pocket 14 – inspirado em Dolce & Gabanna

O glamour desse clássico dos perfumes italianos é composto por essências de lavanda, musgo de carvalho, gerânio e madeira acrescentado com notas amadeirada.

kouros

Pocket 12 – inspirado em Kourus

Esse perfume masculino revela notas amadeiradas e florais, para os homens que gostam de marcar presença e querem transmitir virilidade e energia.

Azzaro

Pocket 02 – inspirado em Azzaro Pour Homme

Com fragrância extremamente sofisticada, esse perfume masculino tem essências amadeiradas, que são combinadas a notas de ervas e temperos condimentados.