Meditar melhora a memória e outras funções cerebrais

Que a meditação ajuda no relaxamento físico e no alívio do estresse não é novidade, mas uma pesquisa que está sendo feita pelo Hospital Geral de Massachusetts acredita que os benefícios dessa prática vão muito além.

O estudo, que deve ser concluído em 2015, tem como objetivo identificar quais são as mudanças cerebrais que acontecem quando uma pessoa passa a praticar a meditação. Ao todo 16 participantes fizeram imagens de ressonância magnética duas semanas antes e duas semanas depois de começaram a meditar. Os resultados até agora são otimistas: os que aderiram à prática tiveram um aumento na parte do cérebro que é responsável pelo aprendizado e pela memória, e também em estruturas relacionadas a auto-conhecimento, compaixão e introspecção.

Já imaginou ter todos esses benefícios em tão pouco tempo? Pois não é preciso ter muito tempo, já que cada participante da pesquisa faz uma média de apenas 27 minutos de meditação por dia.

Para que a meditação ocorra uma maneira mais eficaz, o ideal é que seja feita em um ambiente tranquilo, principalmente se você ainda não é tão experiente e tem dificuldades para esvaziar todos os pensamentos. Para fazer com que o ambiente fique ainda mais adequado para a prática da meditação, uma dica é utilizar aromatizadores que auxiliem no relaxamento.

Conheça algumas das opções da Fator 5 que são perfeitas para a hora de meditar:

lavanda

erva-doce

alecrim

bambu