Dia Mundial de Combate ao Câncer

Vamos falar de coisa séria? Hoje é o Dia de Combate ao Câncer, uma doença grave, mas que se diagnosticada no começo pode ter cura. O dia 8 de abril foi criado como o Dia de Combate ao Câncer pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para chamar a atenção de líderes políticos e da sociedade para o crescimento rápido dessa doença nos últimos tempos.

FATOR 5 CONTRA O CANCER

O câncer é um conjunto de mais de 100 doenças que se caracterizam pelo crescimento desordenado das células. As células se dividem muito rapidamente, invadindo tecidos e órgãos e formando tumores que podem se espalhar para outras regiões do corpo. O câncer tem causas variadas, podendo surgir de fatores externos, como por exemplo, a forma que a pessoa levou a vida durante seus anos, ou pode surgir de fatores internos, que na maioria das vezes estão ligadas a parte genética da pessoa.

Segundo pesquisas do IBGE, cerca 80% dos casos de câncer são associados a fatores externos. Por isso é importante ficarmos atentos aos hábitos que levamos em nossa vida: alimentar-se bem, com a uma dieta balanceada; realizar exercícios físicos semanalmente; passar protetor solar antes de sair de casa; evitar o excesso de bebidas alcoólicas; não fumar; tomar medicamentos somente quando necessário ou com uma prescrição médica; fazer exames de rotina pelo menos 1 vez ao ano; e buscar sempre trabalhar a mente, fazendo desde palavras cruzadas até estudando algo mais complexo.

Fator 5 cancer

Alguns problemas em nossa vida são inevitáveis, mas se tratados desde o começo a chance de viver bem é maior. Neste 8 de Abril, Dia Mundial de Combate ao Câncer, procure cuidar de você e da sua saúde. E sempre que precisar tirar dúvidas ou desabafar sobre um problema, conta com a gente, deixe seu comentário, estamos dispostos a ajudar!