Da decoração ao cardápio, saiba como fazer um jantar romântico inesquecível

O Dia dos Namorados está chegando e é hora de celebrar o amor com as dicas da FATOR 5. Indo na contramão de restaurantes superlotados e privacidade zero, nada melhor do que fazer desta uma ocasião especial sem precisar sair de casa. Com criatividade, você pode preparar uma atmosfera estimulante para uma noite animada e cheia de intimidade. Saiba como!

Desligue as luzes do teto.

Uma dica simples para criar o ambiente perfeito. “Prefira abajures, e caso não os tenha, uma opção é por aquelas luminárias direcionais (que ficam em mesas de estudo), no chão, atrás do sofá ou da mesa lateral, direcione a luz de baixo para cima, e voltada para a parede”, recomenda o arquiteto e designer de interiores Sávio Fernandes.

Abuse da meia-luz, de velas

Foto: Thinkstock

Para criar uma atmosfera acolhedora e confortável, reforce a iluminação dos locais mais importantes para você através do uso de velas. Use-as em castiçais, ou dentro de pratos com flores. Elas também funcionam ao pé de taças de cabeça para baixo. “Dentro delas, coloque flores, e sobre a base, uma vela pequena branca. Aquele pisca-pisca de Natal, com lâmpadas da mesma cor (todas brancas), também pode ser usado sobre aparadores, em meio aos porta-retratos das fotos do casal, pendurado na parede, criando desenhos temáticos, dentro de garrafas transparentes. Nesse caso, cole alguns corações nelas e acenda. Pronto! Uma luminária que ajuda a alimentar o clima de romance”, diz o arquiteto. Você pode optar por velas aromáticas, contanto que elas não tirem o cheirinho do jantar ou do seu pescoço.

Use as cores certas

As cores mais usadas são os tons vivos de vermelho, que mostram paixão e amor intensos. Variações em magenta e pink também são escolhas garantidas, mas ambas ficam mais valorizadas se colocadas em contraste com cores clara, como brancos, beges e cinzas. Agora, se o casal se identifica com outra cor, por que não usá-la? Com cuidado, atenção, iniciativa e carinho, tudo é válido. O profissional frisa que “se você prefere ficar em tons de vermelho, use-o de várias formas: em tecidos, almofadas, cortinas e arranjos com flores vermelhas (rosas são as favoritas). Outra ideia é usar o vermelho de frutas, como maçãs, morangos e cerejas. Elas são ótimas para criar arranjos diferentes, lindos, e ainda podem saltar da decoração diretamente para o prato”.

Decore sua mesa

Foto: Thinkstock

Ao preparar a mesa, escolha os pratos, taças e talheres mais especiais que tiver. Você pode ornamentar com fitas, laços, pequenos arranjos de flores. Contudo, se o material é mais simples, use a criatividade. Fernandes ensina como: “pétalas de rosas vermelhas geram muito impacto sobre uma simples toalha branca. Vidros de maionese usados podem servir de castiçal. Basta colocar dentro uma vela branca pequena, e colocar pétalas em volta, ou colocar um dedo de água tingida de vermelho por gelatina de morango ou de framboesa. Pode-se também pegar saquinhos de papel pardo, pintar corações vermelhos com uma caneta ou cortar corações e colocar uma vela pequena em cada um. Simples, fácil e barato”.

Lembre-se que a ideia é produzir uma mesa para dois. Logo, com pequeno investimento consegue-se material especial para a data. Pode-se comprar um tecido de cor forte para usar como toalha de mesa – e usar louça branca tradicional para contrastar, ou dois guardanapos de tecido, ou comprar um par de sous-plat vermelho com dois copos da mesma cor para combinar. Com criatividade e carinho, qualquer mesa se torna digna de um banquete.

Estampe seu amor

Foto: Thinkstock

Para ajudar a fazer o clima, pode-se apelar para o clássico tema do coração. Um, ou vários, colados na parede, em forma de guirlanda, pendurados no teto, ou em balões. Presos nas cortinas. O mesmo vale para a palavra “AMOR”, ou suas traduções. Use também muitas fotos do casal. Atice a memória dos momentos mais importantes vividos a dois. Uma sugestão é imprimir várias fotos do casal em preto e branco e substituir aquele quadro que fica sobre o sofá por um arranjo com todas elas, coladas na parede formando um coração.

Crie sensações

Além de trabalhar na decoração do ambiente, é importante investir em outros agrados que causem novas sensações, tentando assim trabalhar todos os nossos 5 sentidos.

A visão você terá com a decoração romântica que aconselhamos acima; a audição poderá ser uma música ambiente de um cantor ou banda que vocês dois gostem. Se em uma noite romântica pensarmos em tato, seria ideal apostar em uma massagem relaxante ou afrodisíaca após o jantar, é uma ótima sugestão e você pode usar nossos cremes hidratantes  para isso. Para causar uma boa impressão em seu par, a FATOR 5  tem uma gama de produtos para abusar do olfato: você pode usar nossos aromatizadores de ambiente para deixar o ambiente ainda mais personalizado e também pode usar um de nossos perfumes para deixar o seu amado ainda mais envolvido por você. A noite deverá ser mais especial com um jantar romântico, por isso, temos dicas de um menu completo para tornar esse dia mais especial:

Menu especial

Você já sabe tudo o que precisar para decorar sua casa e sua noite. Mas e o menu? A Chef Luciana Yano, do restaurante A Forneria, selecionou um cardápio especial para você e seu amor celebrarem a noite com muito sabor e em grande estilo. Confira!

Entrada 

Vol-au-vent de cogumelos com requeijão e bacon

Divulgação
“Vol-au-vent” 
(voo-ao-vento) é uma iguaria de origem francesa, feita com massa folheada em formato de caixinhas que, depois de assadas no forno, são recheadas com misturas cremosas. Uma entradinha requintada e fácil de fazer para esse dia tão especial”, diz Luciana.

Ingredientes

200g de massa folheada
20g de manteiga
40g de cebola picada em cubos
10g de alho picado
1 colher de sopa de salsa picada
50g de cogumelo shitake fresco
50g de cogumelo shimeji fresco
50g de creme de leite
100g de requeijão
50g de bacon
1 ovo
Sal a gosto
Papel manteiga, suficiente para cobrir uma assadeira

Modo de preparo 

Corte a massa folheada e cole-a formando um “copinho”, pincelando ovo entre as camadas e sobre a última camada também. Pré-aqueça o forno por 10 minutos a 180 graus. Forre sua assadeira com um pedaço de papel manteiga e coloque os “vol-al-vent” para assar por 12 minutos, ou até que estejam douradinhos. Não abra o forno durante os primeiros minutos, pois isso pode comprometer o crescimento da sua massa. Reserve.

Pique o bacon em pequenos pedaços e frite bem até que estejam bem crocantes. Retire da panela e coloque em um recipiente forrado com papel toalha para retirar o excesso de gordura. Reserve.

Em uma frigideira derreta a manteiga e refogue a cebola e o alho até que fiquem bem douradinhos. Acrescente os cogumelos picados e uma pitada de sal. Quando os cogumelos estiverem macios, junte o creme de leite e o requeijão e por útimo a salsa. Recheie os vol-au vent com os cogumelos e cubra com o bacon crocante.

Prato Principal

Penne com camarões e tomate seco ao pesto de majericão

Divulgação

Ingredientes

250g de penne cozido
16 unidades de camarão rosa grandes sem cabeça, sem casca e limpos
1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
10g de alho picado
6 unidades de tomate seco picado
Sal a gosto

Para o molho Pesto

Ingredientes

100ml de azeite de oliva extra virgem
100g de parmesão ralado
1/2 xícara de chá de manjericão (somente as folhas)
2 dentes de alho
30g de castanha-do-Pará (o original usa Pinoli, mas a castanha-do-Pará substitui muito bem e é mais fácil de ser encontrada)

Modo de preparo 

Coloque todos os ingredientes, menos o queijo, no liquidificador. Bata tudo lentamente até que a mistura vire um composto líquido e cremoso. Neste ponto, adicione o queijo e mexa bem até que tudo fique bem misturado. Reserve.

Em uma frigideira, refogue o alho e a cebola com um fio de azeite. Acrescente o camarão e uma pitada de sal. Junte o tomate seco e o penne, previamente cozido. E, por último, o molho pesto, já com o fogo desligado. Acerte o sal e está pronto para servir.

Sobremesa 

Doce Tentação

Divulgação

Ingredientes – Camada 1 – Ganache de chocolate com Amarula

100g de chocolate meio amargo picado
100g de creme de leite
50ml de licor de Amarula (pode ser substituído por licor de chocolate)

Modo de preparo 

Ferva o creme de leite, misture com o chocolate picado e mexa até formar uma mistura homogênea. Por último acrescente o licor de Amarula e reserve.

Ingredientes – Camada 2 – Creme Inglês

125g de açúcar
5 gemas
500ml de leite
1 fava de baunilha (pode ser substituída por 1 colher de sopa de essência de baunilha)

Modo de preparo 

Ferva o leite com a fava de baunilha cortada ao meio, de uma ponta a outra.  À parte, bata as gemas com o açúcar. Acrescente o leite às gemas, aos poucos, e mexendo sempre. Leve ao fogo baixo, até engrossar ligeiramente. Mexendo sempre e tomando cuidado para não talhar. Reserve em geladeira.

Ingredientes – Camada 3 – Compota de Morango Picante

150g de açúcar
2 xicaras de morangos maduros
1colher de chá de pimenta calabresa
2 colheres de sopa de aceto balsâmico

Modo de preparo 

Em uma panela, derreta o açúcar. Acrescente os demais ingredientes e deixe cozinhar, mexendo sempre, até que os morangos amoleçam e a calda esteja grossinha, textura parecida com a do mel. Reserve.

Para montagem, escolha uma taça transparente. No fundo coloque a ganache de chocolate com Amarula, seguida de uma generosa camada de creme inglês e por último, cubra tudo com a compota de morango. A compota de morango pode ser servida quente ou fria, sinta o clima do momento e faça a sua escolha.

Sobremesas interativas podem apimentar a noite. “Por falar em pimenta, pode-se sair do lugar comum e usar pimentas grandes do tipo dedo-de-moça como parte da decoração. Se você quer que o calor do romance seja realmente intenso use-as como decoração dos pratos a serem servidos, ou sobre o prato e o guardanapo”, sugere o arquiteto.

Após o jantar

O Dia dos Namorados não precisa e nem deve se resumir apenas ao jantar. Pode-se esticar a noite, sair da mesa, da sala, e ir para outros ambientes da casa. Logo, o cuidado com a decoração deve, sim, se estender da sala para o quarto e para o banheiro. Muito melhor quando o clima de romance caminha por todos estes ambientes. Sendo assim, “capriche na arrumação da cama! Use mais almofadas do que de costume, para deixar a cama mais sedutora. Nos criados, prateleiras e outras superfícies, use porta-retratos. Leve pétalas de rosas também para o quarto. E não se esqueça da meia-luz. O pisca-pisca enrolado na cabeceira, por exemplo, gera uma iluminação ótima para uma noite de amor. Também faça uso de velas, mas com precauções. Cuidado com a proximidade entre velas e a cama, ou com outros materiais inflamáveis. Ninguém quer terminar o Dia dos Namorados com um encontro forçado com o corpo de bombeiros, certo? Afinal a única coisa que precisa pegar fogo é o romance” lembra Sávio.